quarta-feira, 28 de março de 2012

Fotografia - Magnífica


Frase do Dia - Culpa sua


Há coisas que dizem sobre você que mudam sua vida pra sempre.
Destrói sonhos e planos como se fossem de areia.
E por fim, a mentira que dita mil vezes se tornou uma verdade, virou culpa sua.
- M. Thalita

Tirinha - Velha Ju(stiça)


É possível haver mudança na rota do Brasil?


               O Brasil, desde seus primórdios, foi construído em uma base de alienação e desigualdade social. O Rico e o escravo, o dono e o estrangeiro. Suas bases foram moldadas de forma que sempre houvesse uma alienação de grande parte da população, para melhor controle da mesma, e grandes lucros aos mandantes já ricos.
            Não havia produção de livros, ou escolas e muito menos bibliotecas. A educação que ainda era passada em sua mínima performance só alcançava os canonizados e já cristãos. Os negros, os quais não eram alvo de canonização, se limitavam a escravidão física e intelectual.
            Com a abolição da escravatura, o negro se viu perdido e ignorante em meio a uma sociedade que privava os tais de qualquer contato religioso, educacional ou profissional. Já que nova mão de obra estava sendo contratada do estrangeiro, que também começaria a sofrer com o abandono intelectual, pois somente alcançava os ricos e mais abastados.
            Com essa formação, grosso modo descrita, de um país tão grande, e hoje, influente em meio à economia mundial, observamos nos dias atuais uma conseqüência e continuidade da mentalidade retrograda e provinciana dos séculos iniciais do nosso país.
            Mas será possível, haver uma mudança nestes trilhos tão disformes?
            Ao analisarmos as mudanças políticas nos séculos passados observamos que através de poucos houve mudanças drásticas em sistemas políticos. Pensadores e pessoas de coragem e intelecto levaram nações a revoluções que refletem em nossa sociedade atual.
            O sistema em que vivemos nos leva a observar uma distancia tão grande entre a política, o intelecto e o cidadão, que paramos para pensar se há a possibilidade de mudança. A história é feita de mudanças, e são elas que fazem e fizeram as nações que hoje conhecemos. Esta alienação é que impede a nossa nação de mudança, este conformismo geral leva a nação brasileira e a outras deixar de lutar e ser democrático, largando as rédeas soltas, “já que o cavalo soltou, deixe que vá”.
            O brasileiro tem por dever e direito lutar para a mudança de sua nação. Deve parar de ser egocentrista e se tornas mais sociocentrista. Deixar de ser consumista e se tornar mais humano.
            A Pós-Modernidade está se transformando em Pós-Humana. O ser humano está desaprendendo a ser humano. Se tornando plástico e isolado. Olhando para os seus próprios interesses e deixando de pensar no reflexo que aquilo terá para o outro ou até mesmo para as próximas gerações.
            Reclamamos de corrupção e grandes desvios e subornos, mas quando temos a oportunidade de o fazer fazemos. Ver alguém perdendo um dinheiro e ficar para si. “Molhar” a mão do guarda para liberar o carro ilegal. Dar um “troco” para o médico nos dar um atestado falso. Até chegar a oportunidade de carregar alguns milhões, desviar alguns milhões, embolsar alguns mil. “A ocasião faz o ladrão”.
             O que é mais falso e hipócrita? dizer: Não gosto de política, olha! O político roubando seus milhões! E chegar à rua e “molhar” a mão de um. Ou até mesmo dizer: Se eu pudesse faria justiça! E ver a injustiça ser feita e ficar calado quando se poderia intervir diretamente.
            Da mesma forma que a ocasião faz o ladrão o justo faz a justiça.

“A justiça é somente cega. Cabe ao justo a guiar.” 

por M. Thalita


Tirinha - Alienação


Imagem - Paulo Freire - Educação